top of page

Jornada Pedagógica 2021



Nos dias 01 a 09 de fevereiro os professores, funcionários, coordenação e direção da Escola Santa Rosa de Lima vivenciaram uma rica Jornada Pedagógica, estudando, refletindo, partilhando suas experiências profissionais e planejando o ano letivo de 2021 que trouxe consigo grandes desafios. Contamos com a assessoria de um bispo, padres, religiosas e frade dominicano, psicólogas, supervisoras do Núcleo Regional de Ensino, representante do Sistema de Ensino Maxi e enfermeiras.

A organização de nossa Jornada Pedagógica foi pensada de forma a contemplar não apenas a dimensão pedagógica do ensino, mas também as dimensões espirituais, humanas e psicológicas, dos alunos e profissionais de nossa Instituição, valorizando sua identidade de Escola Tradicional, Católica e Dominicana.

Sob a assessoria do Pe. Valdecir Ferreira, Sacerdote da Diocese de Apucarana-PR refletimos o tema Sentido de Vida e Valores no contexto da Educação. Com linguagem clara e dinâmica o sacerdote falou sobre a busca de sentido de vida e profissional em meio à realidade que estamos vivendo com a pandemia e como esta situação tem afetado nosso trabalho na educação.

O Pe. Raynner Leonardo Ferreira Flor, Sacerdote da Diocese de Uruaçu-GO, abordou o tema Por uma espiritualidade de comunhão na pedagogia de ensino, nos mostrando e conscientizando sobre a importância e influência da vida espiritual na vida profissional.

Dom Adair José Guimarães, Bispo da Diocese de Formosa-GO nos ajudou a refletir sobre Valores cristãos, morais e éticos no contexto educacional. De maneira prática e objetiva mostrou as consequências de uma educação secularizada e as consequências da banalização do Sagrado na humanidade. Nos exortou a nunca perdermos a identidade de nossa Instituição e a não permitir que contravalores invadam nosso espaço escolar.

Fr. José Almy Gomes, frade dominicano, falou sobre a Espiritualidade do Educador Dominicano. Como Escola Dominicana somos continuadores da missão de São Domingos. Nosso objetivo vai além de ensinar português, matemática... Nosso objetivo é também evangelizar. Como educadores dominicanos precisamos nos preocupar com a salvação das almas de todos aqueles que estão ao nosso redor.

Contamos também com a valiosa colaboração da Ir. Maria Elisa Bueno Galvão, religiosa dominicana que nos falou sobre a Pedagogia de Teresa de Saldanha, nos mostrando que tipo de educação, a fundadora da congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena almejava para as crianças: uma educação cristã, pautada em valores e que preparasse a criança para ser um adulto responsável e atuante na sociedade.

A Dra. Débora Tirado, psicóloga, abordou o tema Saúde emocional e psicológica em tempos de pandemia, propondo de maneira prática alguns caminhos para lidarmos com as consequências que a pandemia trouxe a cada um de nós, como a ansiedade e a frustação diante de um trabalho intenso e exaustivo com poucos resultados.

A Dra. Patrícia Pereira, psicóloga de nossa escola, falou sobre os temas Relação afetiva entre o professor-aluno-família em tempos de pandemia e Desenvolvimento integral do aluno por meio das videoaulas nos ajudando a pensar em maneiras de manter uma relação saudável com nossos alunos e famílias diante da realidade de isolamento social e também em estratégias para acompanhar o desenvolvimento dos alunos por meio do contato virtual.

As supervisoras do Núcleo Regional de Ensino, Zilda e Amélia, falaram sobre Os desafios do ensino remoto e híbrido, e como podemos lidar com esses desafios em nossa realidade, onde a maior parte de nossos alunos não contam com internet wifi em casa.

Ainda dentro da dimensão pedagógica, Rafaela Favoreto, representante do Sistema Maxi de Ensino, nos falou sobre o Profissionalismo e Aspecto Lúdico nas vídeo aulas, reforçando a importância da compreensão de que nossa sala de aula agora está no celular, sendo necessários os devidos cuidados com a fala, escrita, roupas, postura... Também apresentou várias sugestões para tornar as aulas mais dinâmicas a atrativa para as crianças.

Continuando o tema, Ir. Magda Cristina de Jesus da Silva, diretora da escola, apresentou aos professores alguns aplicativos que podem auxiliar aos professores na preparação de suas aulas: EduEdu, Ler e Escrever, Ler e Contar.

Para encerrar nossa Jornada, tivemos a colaboração das enfermeiras Joice e Tânia, da Secretaria Municipal de Saúde de Lupionópolis, que realizaram um treinamento com todos os funcionários e professores sobre a higienização e desinfecção dos ambientes escolares e cuidados necessários para garantir um retorno seguro de nossos alunos.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page